O estudo Bareme Rádio, realizado pela empresa Marktest, mostrou que quase 2 milhões de portugueses tem o hábito de ouvir Rádio pela internet. De acordo com o resultado do estudo relativo a 2019, foram um milhão e 938 mil o número de residentes no país que dizem ter ouvido rádio online, número que representa 22.6% do universo em análise.
O levantamento levou em conta pessoas com idade acima dos 15 anos. Esses valores aumentam significativamente nas faixas etárias mais jovens, com os portugueses entre os 25 e os 34 anos a apresentarem a percentagem mais elevada, com 39,3% a afirmarem ter o hábito de ouvir rádio online. Por outro lado, os números começam a cair acentuadamente com conforme a idade aumenta para um mínimo de 3,7% junto dos indivíduos com mais de 64 anos.
Ainda segundo o estudo da Marktest, as classes sociais também apresentam um comportamento desigual, com um máximo de 38,8% entre os indivíduos da classe alta para um mínimo de 8,8% entre os indivíduos da classe baixa. Entre os gêneros, este hábito é mais equilibrado, sendo 23,9% entre os homens e 21,5% entre as mulheres.
Em outro estudo divulgado em janeiro do ano passado, foi apontado que o rádio automotivo era predominante na preferência dos portugueses. Segundo o levantamento da época, 72,4% dos ouvintes preferiam ouvir rádio em seus carros. Esse número corresponde a 6,2 milhões de pessoas, segundo a Marktest.