O penúltimo painel do SET Nordeste 2019 foi um bate-papo sobre inovação para além da tecnologia.
O debate teve a moderação de Carolina Duca Novaes, Gerente de Tecnologia da TV Globo e a participação de Mariana Pincovsky, Superintendente de Negócios e Inovação do Porto Digital, Bruno Silva, Diretor de Operações da Oncase Tecnologia; e o professor Luciano Meira, sócio-fundador e CSI da Joy Street.
A SET fez um compilado dos principais temas. Confira a seguir:
Porto Digital
“O porto digital está dividido em três eixos : negócios, pessoas e território”. (Mariana Pincovsky)
“A grande entrega do Porto Digital para a sociedade foi o resgate histórico e cultural desta área histórica no Recife Antigo”. (Mariana Pincovsky)
“É o local onde as conexões de fato acontecem”. (Mariana Pincovsky)
“Sistema de trocas com a universidade federal de pernambuco, para fazer transitar conhecimento. Imitação é um ato criativo”. (Luciano Meira)
“Somos uma startup embarcada no Porto Digital”. (Bruno Silva)
Métricas
“Métricas são mais e melhores do que notas fiscais: a melhor empresa é que está gerando inovação para a sociedade” (Luciano Meira)
Trabalho
“Para a gente conseguir a meta de 20 mil pessoas trabalhando no Porto precisamos atrair novas empresas e desenvolver parcerias com universidades para a área de tecnologia e design”. (Mariana Pincovsky)
“Temos mil vagas de emprego que não conseguimos preencher. Precisamos formar profissionais e aproveitar o profissional que está desempregado no momento, pivotando sua carreira. (Mariana Pincovsky)
Startups x grandes empresas
As grandes empresas não precisam ter necessariamente um departamento do inovação. Elas podem se associar a empresas startups para que, simbioticamente, sejam envolvidas em um ambiente de inovação, pivotação e desenvolvimento”. (Luciano Meira)
Educação
“Temos que fazer a educação virar uma estratégia nacional”. (Luciano Meira)
“A sala de aula tem que refletir os problemas do mundo real”. (Mariana Pincovsky)
Habilidades
“A flexibilidade de aprender coisas novas e emergentes e a capacidade de lidar com um mundo complexo são importantes”. (Luciano Meira)
“Nós não fomos treinados para encarar o mundo como sistema complexo”. (Luciano Meira)
“Esses são os alimentos da aprendizagem: saber argumentar, afeto e flexibilidade”. (Luciano Meira)
“Capacidade analítica para tentar resolver os problemas e montar os argumentos são importantes”. (Bruno Silva)
“É importante aprender a questionar mais o que está posto”. (Mariana Pincovsky)
Seleção de profissionais
“A ideia é usar trilhas de aprendizagem a partir das quais a gente possa ver o desenvolvimento de competências dos candidatos e suas habilidades futuras”. (Luciano Meira)
Fonte: SET