SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
14/06/2019

Anatel abre consulta pública para consolidar migração do OM para o FM na radiodifusão

Anatel abre consulta pública para consolidar migração do OM para o FM na radiodifusão
14/06/2019

O Conselho Diretor da Anatel aprovou Consulta Pública para atualizar regulamentação dos serviços de radiodifusão, com o objetivo, especialmente, de proporcionar que as emissoras de rádio OM possam migrar para FM, ao estabelecer a faixa estendida entre 76 MHz e 87 MHz. Segundo o relator, conselheiro Aníbal Diniz, a proposta também estabelece definições mais claras das competências da agência e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), o que, segundo ele, trará mais segurança e estabilidade regulatória. A agência receberá contribuições pelo período de 60 dias.

” A proposta considera estudos realizados pela área técnica e indica que até 79 emissoras podem operar por localidade. Hoje, a limitação é menos da metade disso”, afirmou Diniz. Ele também informou que no período da consulta, o órgão regulador irá promover duas audiências públicas. Uma ocorrerá na cidade de São Paulo e a outra, em Brasília.

O presidente da agência, Leonardo Euler, que também preside o Comitê de Uso do Espectro e Órbita da Anatel (CEO), destacou que é momento da radiodifusão sonora se reinventar. “Importa esclarecer que as emissoras em FM atualmente ocupam a faixa de radiofrequência de 88 MHz a 108 MHz. Considerando que os canais 5 e 6 de televisão ocupam a faixa vizinha, de 76 MHz a 88 MHz, é possível ampliar o espectro disponível para a radiodifusão sonora, pois esses canais não serão utilizados para a televisão digital”. A medida tem um impacto concorrencial no mercado, mas até aqui os radiodifusores parecem ver com bons olhos as mudanças.

Conforme estudos conduzidos pelo Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO), a revisão das relações de proteção quanto à interferência entre canais segundo adjacentes e de batimento de Frequência Intermediária (FI) representa uma importante medida para aumentar o número de canais viáveis, tanto na faixa convencional quanto na estendida.

Isso irá modernizar as regras pertinentes à gestão do espectro e conferir a flexibilidade necessária ao arcabouço técnico dos serviços, ao mesmo tempo que mantém a estabilidade normativa e a segurança jurídica necessárias à sua exploração”, afirmou.

 

Fonte: Tela Viva

Artigo anteriorO Rádio é imortal e oferece oportunidades de mercadoPróximo artigo ANATEL PROPÕE QUE CANAIS 5 E 6 DA TV ANALÓGICA SEJAM DESTINADOS PARA RÁDIOS FM

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp