O Grupo Croma realizou um estudo chamado “Marketing Compass”. Entre os principais insights levantados por ele, está que TV e mídia digital concentrarão a maior parcela de investimentos de marketing e comunicação este ano. De acordo com o material, a previsão é que 28% do budget de marketing seja alocado para televisão, 25% em digital, 13% promoções, patrocínios e eventos, 12% PDV e 7% CRM e ações de relacionamento.
Nesse contexto, 60%, Super e Hipermercado, 47% comércio e varejo, 45% cosméticos e cuidados pessoais e 35% indústria são os segmentos que mais investiram seu budget de mídia em TV. Os percentuais para as mídias digitais são 46% eletroeletrônicos e tecnologia, 45% saúde, 45% educação e 29% cosméticos. O digital continua sendo considerado o que oferece melhor ROI segundo 35% dos entrevistados, mas a TV tem crescimento em relação ao estudo anterior, sendo citada por 23% como melhor ROI frente a 14% da medição anterior. Já os investimentos em produção serão alocados para 25% para agências, 17% para produção online, 12% no desenvolvimento de produtos e para confecção de materiais de PDV e 11% em pesquisa. Com a menor fatia de investiments desse tipo, estão assessoria de imprensa e consultoria, com 9% e 3%, respectivamente.
Em nota, Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma, conclui: “Os dados reforçam o que os anunciantes têm feito com o uso da criatividade para uma composição maior de meios. A mídia digital é a bola da vez. O crescimento de inteligência agregada da mídia programática tem se mostrado uma maneira eficaz de qualificar a audiência. Já a TV é a maneira mais eficaz de qualificar a audiência e alavancar awareness, recurso muito útil para lançamento de produtos.”.
Por fim, na contramão do cenário instável do país, os profissionais de marketing estão otimistas – 79% dos executivos declararam estar realistas e confiantes para os investimentos em marketing e comunicação.
O levantamento foi realizado pelo Grupo Croma com 102 profissionais responsáveis pelo marketing e comunicação de empresas anunciantes de diversos setores em todo o país. Esta terceira edição teve apoio institucional da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.
Fonte: TELA VIVA NEWS