Com a popularização da internet, a disputa por anunciantes ficou mais acirrada. Além das revistas, jornais e televisão, agora, as rádios também dividem a atenção das empresas com a publicidade online, o Google Ads, os blogs e os sites especializados. Surge então um desafio: como, em meio a tantas opções, não só manter mas aumentar o número de anunciantes e garantir uma excelente rentabilidade para a sua emissora?
São dois segredos – é preciso manter uma boa audiência e mostrar às marcas as principais vantagens que só a publicidade nas rádios oferece. Para isso, existem sete passos básicos, confira:
Como conseguir mais anunciantes para a sua rádio
1. Use o marketing digital para conquistar mais ouvintes
A internet oferece excelentes meios para divulgar a sua rádio, aumentar o engajamento dos ouvintes e atrair mais anunciantes. O Facebook, o Twitter e o Instagram, por exemplo, podem ser usados como meios para aumentar a interação com os ouvintes e para promover os programas da sua emissora. Um blog, atualizado com frequência, também é eficiente para aumentar a relevância da sua emissora na web. Mostre que a audiência da sua rádio também é alta nos meios online, compartilhe posts estimulantes para manter as pessoas que acompanham as páginas oficiais da emissora atualizadas e interessadas.
É preciso estar atento às mudanças de comportamento da população em geral. Os smartphones e a internet já são parte do dia a dia da maioria das pessoas – inclusive daquelas que fazem parte do seu público-alvo. Por isso, é essencial investir em canais como sites, blogs, mídias sociais e também em um aplicativo que permita que os seus ouvintes tenham acesso à programação da sua emissora pela internet, além dos meios tradicionais. Lembre-se: quanto maior é a audiência da emissora, mais as empresas veem vantagem em anunciar nela.
2. Crie conteúdo de qualidade
Manter a qualidade dos programas da emissora também é essencial para atrair mais anunciantes, porque: conteúdo de qualidade atrai audiência e audiência atrai anunciantes. Portanto, o segundo passo para aumentar a rentabilidade com publicidade da sua emissora é analisar a programação e fazer alterações, se necessário, para manter o interesse dos antigos ouvintes e atrair a atenção de novos.
3. Destaque as possibilidades criativas que a rádio oferece
Agora, passamos às etapas do que deve ser apresentado aos anunciantes em potencial. É preciso mostrar os recursos que só a rádio pode oferecer. Comece destacando as inúmeras possibilidades criativas que as peças publicitárias criadas para as rádios têm. Por meio do som, é possível mexer com a emoção do público de forma única, desenvolver mistérios e criar expectativas. Também é possível criar peças mais objetivas e diretas – se esta for a proposta da empresa – sem que o conteúdo fique maçante para o ouvinte.
4. Mostre as vantagens econômicas do seu veículo de comunicação
As rádios oferecem um excelente custo-benefício. Anunciar neste veículo representa uma boa economia quando comparado com outros meios de comunicação: use números a favor da sua emissora. Além disso, os gastos para gravar uma peça para rádio são consideravelmente menores do que os custos envolvidos em anúncios que envolvem imagens.
Nesse ponto, vale a pena fazer uma avaliação do mídia kit da rádio. Ele está atualizado? Oferece um bom resumo da sua empresa? Apresenta dados relevantes que ajudam a vender o espaço publicitário da sua rádio (como premiações e números que impressionem)? Contém argumentos convincentes para que o anunciante ou agência incluam o seu veículo de comunicação em suas campanhas publicitárias? É muito importante considerar que o mídia kit é uma peça essencial para que as empresas optem por anunciar com você e não com a concorrência – que pode incluir outras rádios, portais online, revistas, o Google ads e o Facebook.
5. Dê ênfase ao engajamento do seu público
Também é importante mostrar que o retorno trazido pela publicidade nas rádios é positivo. Isso porque este é um meio de comunicação com público fidelizado: os ouvintes não costumam mudar de estação quando determinado programa entra no intervalo comercial, porque as emissoras têm conteúdos bem específicos. Ou seja, alguém que goste de esportes, sabe que pode ligar na rádio “X” que sempre vai encontrar conteúdo interessante. O mesmo vale para quem gosta de rock, MPB e música sertaneja – existem rádios dedicadas a cada um destes gêneros. Uma vez que a pessoa encontra o que quer ouvir, vai permanecer na estação por um bom tempo – inclusive durante o espaço dedicado aos anunciantes.
Outro ponto que vale destacar é a segmentação do público. Os programas da rádio apresentam conteúdos bem específicos, certo? Mostre isso aos anunciantes, destacando quais são melhores horários para que cada cliente anuncie. Todos estes são pontos que devem ser destacados durante a conversa com anunciantes em potencial!
6. Entenda o anunciante
Quanto mais positivo é o retorno que o anunciante tem com a publicidade veiculada na rádio, maior é a probabilidade que ele continue investindo na ideia. Por isso, também é essencial ajudar o seu anunciante a melhorar os resultados obtidos com as propagandas transmitidas na sua emissora. Para começar, é necessário ter uma boa conversa com o cliente para entender quais são os objetivos que ele espera atingir com o anúncio. A partir desta resposta, use o seu conhecimento para dar dicas ao cliente. Este é um serviço a mais, que ajuda a diferenciar a sua rádio da concorrência. Veja dois exemplos práticos de como fazer isso:
- Se a empresa é especializada em camisetas de bandas de rock, mostre ao cliente que ele tem mais chances de atingir o seu público-alvo anunciando em determinado programa especializado no gênero musical do que contratando a rádio no rotativo.
- Um curso de inglês, voltado para jovens estudantes, deve usar uma linguagem descontraída para chamar a atenção desse público, certo? Diga isso ao seu cliente.
Estes são só alguns exemplos, mas a ideia pode ser adaptada às necessidades de cada cliente em potencial da sua rádio. Garanta resultados melhores, para que as empresas anunciem com maior frequência.
7. Desenvolva um bom relacionamento com agências e anunciantes
Relacionamento com o cliente é algo essencial no marketing de empresas de diferentes segmentos. Não é diferente com as rádios. Por isso, a comunicação não deve terminar quando o contrato é fechado, nem depois que a propaganda é veiculada. É essencial manter o diálogo com os anunciantes, e também com as agências, para garantir que elas lembrarão da sua rádio nas próximas campanhas. Faça um bom pós-vendas, pergunte sobre os resultados alcançados e sobre as expectativas dos clientes. Para criar um vínculo de confiança, também é bacana oferecer sugestões que possam ser usadas para otimizar os próximos anúncios. Lembre-se: se o cliente sabe que pode contar com você, ele vai continuar investindo na sua rádio em futuras ações publicitárias.
Conquistar mais anunciantes depende de dois pontos essenciais: sua rádio ter uma boa audiência e a emissora ter uma boa apresentação que mostre as vantagens trazidas por este meio de comunicação.
Fonte: CADENA.