SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
24/03/2017

6 dicas de tecnologia como forma de atrair mais ouvintes

6 dicas de tecnologia como forma de atrair mais ouvintes
24/03/2017

Como o rádio pode se beneficiar das novas tecnologias na era digital? Será que o rádio resistirá a mais essa revolução tecnológica? Confira esse post e aproveite as dicas para dar um up em seu rádio com as novas tecnologias digitais.

Mobilidade, interatividade, conectividade… quando usamos essas palavras parece que estamos nos referindo a um app, ou a um site. Pois saiba que estas palavras cabem perfeitamente ao rádio. Aliás, essa foi a primeira ferramenta de comunicação móvel, que possibilitou interação e demais recursos que hoje fazem parte do nosso dia a dia com a era da informação e da internet.

Quando a televisão dominou os meios de comunicação, diziam que era o fim do rádio, porém não foi isso que aconteceu. Pelo contrário, o rádio se popularizou ainda mais, principalmente por que a tecnologia barateou. Agora, na era digital, podemos ver o mesmo fenômeno. Lembre-se, rádio continua sendo rádio, mesmo usando outras plataformas. Inclusive, a própria web é uma excelente maneira de atrair mais ouvintes.

Confira essas 6 dicas de como usar as novas tecnologias para atrair mais audiência para a sua rádio.

Expanda a sua rádio para as demais plataformas

O rádio deve explorar as várias tecnologias para interagir com os seus ouvintes e assim obter maior audiência. Deve-se investir em podcasts (para os ouvintes terem acesso aos programas a hora que desejarem), chats e conversas online, apps, rádios para celular, mídias em mp3, redes sociais etc. As possibilidades são imensas.

Basta abrir os olhos e a mente e usar e abusar da criatividade.

É obrigatório que a rádio esteja na internet

E isso não significa ter apenas um site chato, estático, sem interatividade e sem graça. Isso implica que a rádio deve explorar seu público-alvo e estar onde ele estiver. Ou seja, a rádio deve ter redes sociais e interagir com seus ouvintes, pode ter blogs interessantes, pode ter fóruns, games ou demais recursos que atraiam os ouvintes e faça com que eles permaneçam ali. Uma presença digital forte aumentará ainda mais a audiência de sua rádio.

Falando em redes sociais…

Um dos pressupostos de sucesso do rádio e que o fez permanecer, independente da “revolução” midiática do momento, é a interatividade. A rádio sempre permitiu ao seu público participar da construção de sua programação e de seu formato. Por isso, é FUNDAMENTAL que a rádio esteja nas redes sociais. E não basta apenas estar, deve interagir e conversar com seus ouvintes. Essa é a melhor maneira de ampliar e aumentar os pontos fortes da rádio, garantindo que ela possa acompanhar os novos meios de interação.

Considere as modernas plataformas para transmissão de rádio

Rádio é rádio, independentemente da plataforma. Há um declínio do uso do aparelho mais tradicional de rádio. No entanto, já existem muitas plataformas e opções para o rádio na web. As rádios on-line apresentam muito sucesso e muitas já são referência de mídia, superando inclusive rádios mais antigas e tradicionais. Portanto, que tal experimentar essas novas plataformas?

Crie parcerias com blogs e sites relacionados ao seu rádio

Criar parcerias com produtores de conteúdos de outras mídias na web não apenas deixará a sua rádio ainda mais interessante, como também ampliará o seu público. Nada impede, por exemplo, que um site tenha um widget com a sua rádio, em troca de anúncio e entrevistas. Tome partido do que já há de bom e traga isso para a sua rádio. Só irá agregar conteúdo.

Crie e esteja próximo da sua comunidade

Por fim, segue uma dica que vale pra tudo: crie uma comunidade. Esteja atento aos seus desejos e necessidades. É ela que lhe dará as melhores ideias e indicará o caminho para o sucesso!

Fonte: Cadena.

Artigo anteriorCâmara dos Deputados “esquece” projeto de lei que flexibiliza a Voz do BrasilPróximo artigo Migração de rádios para FM não tem custo e melhora a vida das pessoas, diz ministro

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp