SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
09/02/2017

4 maneiras simples de aumentar o faturamento da rádio

4 maneiras simples de aumentar o faturamento da rádio
09/02/2017

Quando uma rádio não dá lucro, é preciso identificar quais são os obstáculos que impedem o crescimento do negócio. Em outras palavras, é preciso pensar em maneiras para tornar as inserções, na emissora, mais atraentes para futuros anunciantes. Além disso, é essencial descobrir oportunidades perdidas e começar a aproveitá-las. Assim, é possível garantir novas fontes de renda para a emissora. Conheça, neste post, quatro dicas para fazer da sua rádio um negócio mais lucrativo:

1. Controle de tempo dos anúncios veiculados

Tempo é dinheiro: se você tem uma rádio, deve levar esta expressão ao pé da letra. Imagine se os anúncios veiculados na sua rádio tiverem, em média, 5 segundos a mais do que o tempo vendido. Por exemplo, se são veiculados 100 anúncios por dia são 500 segundos de transmissão gratuita. No nosso exemplo, são mais de oito minutos perdidos diariamente. Perdidos porque este é um tempo que a sua rádio poderia vender para outros anunciantes. Para que a sua emissora tenha uma boa lucratividade, portanto, é preciso controlar o tempo de cada anúncio veiculado.

2. Identifique quais são os horários mais concorridos

Lembre-se da lei da oferta e da procura: se um produto é muito procurado, é possível cobrar um pouco a mais por ele. Da mesma forma, os horários com mais visibilidade na sua emissora devem ser os mais caros. Se um programa tem muita audiência, por exemplo, é bem provável que exista um maior número de anunciantes interessados em seus espaços comerciais. Nada mais justo do que estabelecer preços mais altos nesse caso. Como o retorno vai ser maior, o negócio continua valendo a pena para as empresas anunciantes.

3. Pense em estratégias para aumentar o valor das inserções

Use estratégias de marketing e de vendas para aumentar o valor das inserções feitas na sua rádio. Um bom exemplo de como fazer isso é investindo em ações para aumentar a audiência da sua emissora. Quanto maior for o público da rádio, maior será a visibilidade dos anúncios divulgados nela e maiores serão as possibilidades de retorno para as empresas anunciantes. Logo, maior poderá ser o valor cobrado por inserção. Também é possível oferecer serviços complementares, consultoria, por exemplo, para empresas que ainda não possuem estratégias de marketing bem definidas.

4. Crie pacotes especiais

Aproveite as diferentes oportunidades disponibilizadas por tecnologias como smartphones e internet. Existem muitos espaços que podem ser vendidos atualmente, além dos comerciais veiculados na rádio. Quanto mais plataformas a emissora utiliza, maior é o seu público e maiores são as oportunidades de lucro. Se a sua rádio possui um site, um blog e um aplicativo, então você tem mais três possibilidades de canais em que podem ser feitos anúncios. Crie pacotes que incluam estes canais e atraia o interesse de mais empresas.

Fonte: Cadena.

Artigo anteriorRadiodifusor que pagou boleto espera assinar contrato da migração/FMPróximo artigo FENAERT lança série comemorativa aos 85 anos da regulamentação da radiodifusão comercial

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp