Com o cenário econômico e político pelo qual o Brasil está passando, as vendas estão melhorando, porém ainda estão difíceis. Preocupações com questões racionais como preços e prazos de pagamento se acentuam. Assim, para continuar vendendo em tempos difíceis, é necessário adotar uma estratégia consistente a respeito dos seguintes aspectos:
1. CRIATIVIDADE
As ofertas de serviços e produtos, independentemente do ramo de negócios, acabam sendo muito parecidas entre si. Por exemplo: a maioria dos carros promete as mesmas sensações e emoções ao serem dirigidos. Os bancos conseguem trazer no máximo três vantagens cada, todas similares. E a rádio? Em sua maioria, sempre oferece seus horários rotativos por serem os mais baratos, sem apresentar um diferencial para o anunciante. Frente a essa massa homogênea de ofertas, o cliente sempre fará um movimento para conseguir o melhor preço. É aí que entra a criatividade. Como? Confira o CASE DE PÁSCOA DA RÁDIO MINAS FM, que conseguiu bater suas metas comerciais e financeiras com louvor no mês de Abril usando a criatividade para valorizar seus horários.
2. EMOÇÃO E INTERESSE
A super valorização da racionalidade leva os profissionais de vendas a subestimar a importância da emoção, falhando em despertar o interesse de seus clientes por aquilo que oferecem. Perceba a diferença entre oferecer um conjunto de anúncios em horários aleatórios de uma programação previsível, a oferecer um patrocínio em um programa especial de Dia das Mães, no qual as ouvintes irão interagir de forma a agregar valor à rádio como um todo e realmente prestarão atenção no que está acontecendo. Criar emoção é transformar a experiência do cliente em algo memorável – e é um recurso a ser utilizado sempre.
3. PERTINÊNCIA
Muitos profissionais de vendas tentam convencer as pessoas a comprarem algo muito distante daquilo que elas realmente desejam. No meio da radiodifusão isso é fácil de identificar: a oferta de spots para anunciantes sem que haja uma coerência ou um grande atrativo para o anúncio. Assim, ofereça o horário certo, durante o programa certo para o cliente certo, e tenha a certeza de que é o que ele deseja.
4. COMPREENSÃO
Sua equipe comercial compreende as necessidades dos seus clientes? As demais áreas da organização estão dispostas a se alinhar com o esforço de trabalho para garantir o atendimento das vontades do mercado? Se a resposta para pelo menos uma dessas perguntas foi “não”, talvez essa seja uma das principais razões de as vendas não estarem atingindo os números desejados.