A internet se consolidou na vida das pessoas e veio revolucionar a comunicação e os negócios. Isso tem desdobramentos em nichos que há muito faziam parte do hábito das pessoas, como o rádio, por exemplo.
E para quem sabe aproveitar boas oportunidades, a internet é um ótimo local para conseguir mais ouvintes para sua estação ou programa de rádio. Com algumas dicas e novas tecnologias, pode-se conseguir melhorar a programação e otimizar sua transmissão, de sorte a contribuir para fidelizar os ouvintes já existentes e ainda conquistar novos admiradores.
Quer ter sucesso em sua rádio, com ajuda da internet? Confira pelo menos 4 estratégias para conseguir mais ouvintes:
Aqueça os relacionamentos nas redes sociais
As redes sociais tornaram-se uma excelente ferramenta para se aproximar de sua audiência, e isso pode ser bem aproveitado em muitos segmentos. Com o rádio não é diferente: pode-se, por exemplo, criar uma fanpage no Facebook e compartilhar informações relevantes para seu público, como as notícias locais ou de interesse cultural, fotos e vídeos de artistas, promoções da própria rádio.
Com essa ferramenta você também poderá incentivar o compartilhamento de postagens na rede, contribuindo para que mais pessoas vejam o seu conteúdo. E por consequência queiram conhecer e ouvir a rádio.
Trabalhe com broadcast online
Uma solução de broadcast online pode ajudar a rádio a ampliar consideravelmente o número de ouvintes. Essa ideia consiste em transmitir um programa ou toda a programação da rádio via internet.
Permitindo que os seus ouvintes ouçam a rádio através de um website ou outro canal online, você conseguirá atrair muito mais interessados no que você tem a transmitir. Afinal, muitas pessoas acabam procurando sites de música online para ouvir enquanto trabalham. Divulgue a seus contatos que sua emissora também pode ser ouvida online e veja os resultados!
Ajuste os conteúdos ao seu público-alvo
Quer atrair um público fiel? Então, é conveniente conquistá-lo com os conteúdos adequados. Ou seja: saiba o que as pessoas que você pretende atingir querem ouvir, e dê isso a elas. Essa é uma das estratégias utilizadas pela BBC Radio de Londres. Dessa forma, é possível filtrar o que será transmitido, melhorando a qualidade da programação.
Para que você possa fazer isso em sua rádio, primeiramente terá que conhecer quem é o seu cliente-alvo, definindo perfis a partir de uma pesquisa aprofundada que colha dados sobre o sexo, a faixa etária e até o grau de escolaridade. É necessário também reconhecer os gostos pessoais, partindo dos estilos musicais aos programas preferidos.
É assim que a BBC consegue atrair cada vez mais público e continuar a fidelizá-los.
Use aplicativos
Outra boa ideia para conseguir mais ouvintes é por meio do uso dos aplicativos. Atualmente, muitas pessoas usam seus smartphones para quase tudo: fazer e receber ligações; mandar e receber mensagens de texto; acessar as redes sociais e seus registros bancários; tirar fotos; fazer vídeos; e também para ouvir música.
Criando um aplicativo para sua emissora de rádio, os ouvintes poderão gratuitamente fazer o download e ouvir sua programação em qualquer lugar que estejam, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Fonte: Teletronix.