A programação do 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão no período da tarde de ontem (22) foi produtiva para o meio rádio. Especialistas e grandes nomes do veículo debateram o atual momento do rádio, com destaque para o desempenho positivo perante a audiência e também a possibilidade de convergência com novas tecnologias. O congresso realizado pela ABERT reuniu radiodifusores de todo o país.
No último painel do dia (Rádio, uma mídia cada vez mais local e interativa. Esse é o futuro?), Milton Jung (CBN), Nilson César (Jovem Pan) e Ricardo Boechat (BandNews FM) destacaram o momento positivo do rádio, tendo o ouvinte e o conteúdo como responsável por esse desempenho. Boechat lembrou que o rádio contou com “vários convites para o seu velório”, mas nos últimos anos o veículo ampliou a sua importância para a sociedade e também para os grupos de comunicação.
Jung também destacou o desempenho do rádio perante as varias plataformas, com a possibilidade de entrega de conteúdo em diferentes frentes. O jornalista ainda destacou a importância da atuação do rádio como um veículo local, próximo da população que ele serve, independente se a operação é de uma emissora regional ou de atuação como rede nacional.
Nilson também destacou que o assunto “morte do rádio” deveria ser algo superado, sem espaço para esse tema nos dias de hoje. O locutor esportivo lembrou que o veículo é feito de pessoas e as emissoras precisam investir nisso, com os profissionais de maior experiência auxiliando como referência para aqueles que passam a atuar no rádio.
O painel contou com a mediação de Flávio Lara Resende (Diretor Geral da Band Brasília).
Novas tecnologias
O primeiro painel da tarde de ontem (Tecnologia, programação e entretenimento a favor do rádio), mediado pelo consultor Fernando Morgado, mostrou as novas tecnologias que já estão disponíveis em mercados de outros países e como o rádio pode aproveitar essas novidades seu favor. Marco Túlio (ZYDigital) destacou uma série de novos dispositivos que tem mudado os hábitos de consumo nos Estados Unidos, com destaque para as caixas de som inteligentes. Túlio afirmou que essas novidades geram uma série de possibilidades para a entrega de conteúdo de rádio, mas é necessário que o meio esteja preparado para isso.
Henrique do Valle (Reel Word e Music Nation) mostrou o desempenho positivo do rádio nos Estados Unidos, seja na audiência como também em faturamento. Henrique afirma que o resultado expressivo vem a partir de pesquisas, com as estações sabendo com quem falar, como atingir esse público, como comercializar e como identificar o seu produto através de elementos sonoros (artísticos). Henrique também lembrou que os comunicadores devem dominar o conteúdo veiculado, oferecendo um algo a mais para a audiência.
Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, participou do congresso como radiodifusor da Mais FM 103.9 do Sul de Minas Gerais. O músico contou sobre a sua experiência na gestão de sua emissora na região de Alfenas, como a escolha do formato para a FM (adulto-contemporâneo). Flausino ainda destacou a importância do rádio na música brasileira e fez um apelo para que o meio continue incentivando e conduzindo a cena nacional.
Fonte: TudoRádio.com