Hoje (9), a Kantar IBOPE Media lançará ao mercado a edição de 2024 do Inside Áudio, estudo que é considerado o principal termômetro do consumo de áudio e rádio no Brasil. De acordo com dados preliminares aos quais o tudoradio.com teve acesso, o áudio continua sendo um formato de mídia predominante entre os brasileiros, com 91% da população consumindo algum tipo de conteúdo de áudio, de acordo com dados do Target Group Index TG BR 2024 R1. O rádio, principal expoente do áudio, é ouvido por 79% da população nos 13 mercados regularmente analisados pela Kantar IBOPE Media. Os ouvintes dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários a esse meio.
“A maior força do áudio reside na capacidade de engajar de maneira íntima e imersiva, por vezes com o apoio do vídeo, como ocorre em podcasts. De diferentes maneiras, o formato se faz presente na jornada das pessoas”, diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.
Os dados sobre o consumo de rádio foram obtidos a partir da análise de 13 praças brasileiras entre abril e junho de 2024, mostrando a força e relevância do meio como uma mídia essencial e integrada à rotina da população. Nesse contexto, a região da Grande Belo Horizonte apresenta o maior alcance do rádio entre as praças analisadas, com 86,5% da população ouvindo o meio, e um tempo médio de escuta de 3 horas, 55 minutos e 22 segundos por dia. Em seguida, a Grande Curitiba tem um alcance de 83,7%, com uma média de 3 horas, 32 minutos e 38 segundos de escuta diária.
A Grande Fortaleza registra um alcance de 83,2%, com 3 horas, 50 minutos e 40 segundos de consumo diário de rádio. E a Grande Porto Alegre tem 83,1% de alcance, com um tempo médio de 3 horas, 54 minutos e 44 segundos.
Na Grande Florianópolis, o rádio alcança 81,8% da população, com uma média de 3 horas, 42 minutos e 15 segundos de escuta por dia. Na Grande Vitória, o rádio atinge 80,7% da população, com 3 horas, 57 minutos e 54 segundos de escuta diária.
O Grande Rio de Janeiro apresenta 80,0% de alcance, e um dos maiores tempos médios de escuta, com 4 horas, 22 minutos e 45 segundos diários. Em Campinas, 78,6% da população ouve rádio, com um tempo médio de 3 horas, 25 minutos e 27 segundos por dia.
No Distrito Federal, o rádio alcança 77,1% da população, com 3 horas, 13 minutos e 3 segundos de escuta diária. A Grande São Paulo tem um alcance de 75,9%, com uma média de 3 horas, 51 minutos e 23 segundos de consumo de rádio por dia.
Na Grande Goiânia, o rádio atinge 75,1% da população, que ouve o meio por cerca de 3 horas, 43 minutos e 52 segundos diariamente. Na Grande Salvador, o alcance é de 74,5%, com os ouvintes dedicando, em média, 3 horas, 48 minutos e 10 segundos ao rádio. Acompanhei mais em Tudo Rádio.
Fonte: Tudo Rádio.