Conquistar a liderança de audiência continua sendo um dos grandes desafios para uma rádio. No entanto, fidelizar ouvintes nunca foi uma tarefa fácil, por isso, contar com a ajuda de bons parceiros tem sido a melhor alternativa para investir em novas estratégias de promoção.
Com a parceria, uma rádio pode aumentar sua audiência e também encontrar novos caminhos para se promover cada vez mais. Nesse caso, saber escolher os parceiros é tão importante quanto organizar uma promoção para rádio.
Para que você não cometa erros nesse momento, selecionamos no post de hoje algumas dicas que vão ajudá-lo escolher os melhores parceiros para a sua rádio. Confira!
Identifique as necessidades da sua rádio
Uma rádio só pode buscar parceiros quando ela realmente entende quais são as suas necessidades. Somente com essa análise será possível identificar o tipo de suporte que ela precisa no momento, evitando formar parcerias que não sejam adequadas ao seu objetivo em questão.
Identificar as reais necessidades para o momento é essencial para desenvolver estratégias para cada tipo de parceria.
Estude a estratégia de parceiros diferentes
Para sua rádio ter mais opções na hora de escolher o melhor parceiro, é interessante avaliar as estratégias que cada empresa possui. Fazer esse acompanhamento é fundamental para comparar propósitos e também identificar qual parceiro possui a missão, valores e diretrizes mais apropriadas para promover sua rádio.
Dependendo do seu objetivo, é indicado avaliar parceiros que possuem estratégias diferenciadas ou contrárias da sua, pois, em algumas circunstâncias, a inovação de serviços é uma boa alternativa para fidelizar ouvintes.
Selecione parcerias que gerem benefícios mútuos
O principal objetivo de uma parceria é proporcionar benefícios para as duas partes. Contudo, essa troca de negócios precisa ser bem avaliada para que nem a rádio ou o seu parceiro saiam em desvantagem. Assim, ambos precisam conhecer com detalhes quais serão as ações necessárias e como elas poderão ser recompensadas.
Escolha a empresa mais adequada e faça uma proposta
Para realizar a promoção para rádio é necessário fazer escolhas acertadas e isso inclui fazer parcerias estratégicas. Para isso, a rádio precisa formular propostas de acordo com cada empresa a fim de garantir sempre as melhores parcerias.
No geral, essas propostas precisam ser bem detalhadas, para conquistar a confiança do parceiro e estabelecer um vínculo de sucesso.
Para redigir a melhor proposta, lembre-se de inserir sempre estas informações:
O que sua rádio faz e por quê?
Quais são os benefícios que serão obtidos por meio dessa parceria?
Premiações da rádio a fim de repassar credibilidade.
O que sua rádio busca no parceiro?
Mais informações da parceria estratégica.
Estude o mercado para potencializar a parceria
Formar uma parceria sólida não é fácil, mas toda essa negociação pode ser melhor administrada quando existe conhecimento de mercado de ambos os lados. Assim, antes de colocar em ação qualquer estratégia, reúna as informações dos seus concorrentes e colete outros dados que possam beneficiar a parceria.
Fonte: Teletronix.