O segundo painel do “Dia do Rádio” no SET Expo 2017 contou com o tema “O FM no celular e no rádio do painel do carro”, sendo moderado por Marco Túlio (ZYD Digital / SET). Realizado nesta quarta-feira (23) em São Paulo, a programação contou com Skip Pizzi (vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB), Alexandre Barros (presidente da AERP e diretor do Grupo Maringá de Comunicação), André Cintra (Abert) e Mathias Oeelein (RDC). No painel foi destacado o avanço do FM nos celulares, o rádio híbrido e a movimentação do setor em favor dessas iniciativas.
Skip Pizzi, vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB, detalhou a presença do “chip” de FM nos smartphones, desde o tamanho do equipamento dentro do celular, como também as vantagens da ativação do mesmo. Um exemplo em destaque é o consumo de energia (bateria) da operação do FM no aparelho, com estimativa de duração de 36 horas enquanto se houve rádio. Já no uso de aplicativos de streaming como Spotify e Pandora a expectativa de duração da bateria dura em média de 6 a 8 horas.
Pizzi também destaca o crescimento da venda de celulares com chip FM ativos nos Estados Unidos, saindo de 2,3 milhões no último quarto de 2013 para 11,4 milhões no último quarto de 2016. Isso representa cerca de 40 milhões de smartphones com FM ativo nos Estados Unidos, cujo total é de em torno de 120 milhões de aparelhos. Basicamente a “briga” do setor nos Estados Unidos é com a Apple, já que o iPhone (que conta com o chip FM, mas não ativado) é líder de mercado em território norte-americano.
Skip lembra que, apesar da “briga” com a Apple, a companhia tem a tecnologia e a capacidade de criar um bom receptor em FM. O exemplo disso está no iPod Nano, aparelho que conta com recepção em FM com RDS e várias funcionalidades, tais como a gravação em tempo real da programação (podendo retroceder no tempo), troca de faixa de frequência (é possível ampliar a banda para o FM estendido), etiquetar músicas via RDS para sincronizar com o iTunes, entre outras funções.
Também foi destacado o “rádio híbrido”, através do aplicativo NextRadio, sistema que alterna entre a recepção de FM (quando disponível) com o áudio via streaming, disponível inicialmente nos Estados Unidos.
FM no celular
André Cintra, diretor de rádio da Abert, também apresentou a visão da entidade sobre a ativação do FM nos celulares no Brasil, com a possibilidade de tornar a ativação obrigatória através de regulamentação no país. Há um esforço das entidades nesse sentido perante o MCTIC e a Anatel, com a possibilidade de se tornar lei, assim como já ocorreu no México.
A entidade também fez um levantamento no número de smartphones com “chip FM” ativo, sendo que no Brasil são 235 modelos de aparelhos comercializados e 179 deles contam com o FM disponível. Porém Cintra afirmou que é importante acompanhar a movimentação, pois nos últimos anos haviam mais de 180 modelos diferentes com o FM disponível no mercado brasileiro.
O painel da migração AM-FM realizado na manhã de hoje também chegou a abordar a presença do FM em celulares.
Radiophone
Alexandre Barros, presidente da AERP e diretor do Grupo Maringá de Comunicação, apresentou no painel o projeto “Radiophone”, este que visa fortalecer a presença do rádio FM nos celulares. Seja para lembrar a audiência sobre a presença do FM nos aparelhos que contam com o “chip FM”, como também chamar a atenção de todos os setores das vantagens de se ter o FM ativo nos celulares.
Você pode acompanhar detalhes sobre o projeto e aderir ao “Radiophone” em campanhas nas emissoras e portais de rádio. Acesse: http://celularcomradio.com.br
RDS
Na sequência, Mathias Oeelein (Radio Data Center – RDC) apresentou um projeto que permite mostrar a logomarca das emissoras nos painéis dos rádios automotivos. Oeelein fez um convite para que as emissoras aderissem ao projeto no país.
Vale lembrar que o RDS (Radio Data System) permite o envio de mensagens de texto por meio das rádios para os receptores dos ouvintes.
O SET Expo 2017 acontece no Expo Center Norte em São Paulo. Nesta quarta-feira (23) é considerado o “Dia do Rádio”.
Fonte: TudoRádio.